Informação Técnica

Em Portugal a produção de Mirtilo está ainda pouco disseminada. Actualmente, a produção encontra-se distribuída em dois territórios distintos: sub-região do Médio Vouga e sub-região do Alentejo Litoral.

Na sub-região do Médio Vouga, encontram-se as condições edafo-climáticas ideais, para a produção deste pequeno fruto, tais como: o número de horas de frio e o p.h.. Sever do Vouga A produção do mirtilo foi inserida no concelho de Sever do Vouga em 1995, por consequência de um estudo que técnicos holandeses efectuaram, constatando que este concelho possui boas condições edafo-climáticas para a instalação desta cultura. Actualmente, Sever do Vouga possui cerca de 80 produtores, com produções anuais na média das 100 toneladas.

O Concelho caracteriza-se por uma agricultura de minifúndio, tendo as explorações de mirtilo áreas entre os 1000 m2 e os 4000 m2. Grande parte da comercialização é feita pela Mirtilusa (Sociedade de Produtores Horto-Frutícolas, Lda.), que exporta cerca de 80% da produção para países da União Europeia como Holanda, Bélgica e França.