Informação técnica

Condições Edafo-climáticas

Local, solo, clima e disponibilidade de água são os principais factores a considerar quando se pensa em cultivar plantas de mirtilo para produção de frutos. O conhecimento das fases de crescimento e das necessidades das plantas ajuda a proporcionar as condições correctas para se obter uma boa cultura.

Solo:
O arbusto de mirtilo, como a maioria das plantas, necessita de solo para a fixação das raízes e para um abastecimento de água e minerais necessários ao crescimento e formação do fruto. As características físicas e químicas do solo são importantes. Esta cultura requer um pH entre 4.0 e 5.2, sendo o óptimo entre pH 4.3 e 4.8. É dentro deste intervalo ideal que o equilíbrio de minerais que necessitam está disponível. O mirtilo apresenta preferência por solos arenosos, franco-arenosos ou medianamente argilosos, não muito profundos.

Clima:
Os factores climáticos actuam de maneira diferente mediante a fase de desenvolvimento em que se encontra a planta, determinando o potencial de produção. Durante a fase de repouso vegetativo o frio é o factor mais importante e na fase vegetativa é a temperatura, a precipitação e a radiação solar. No repouso vegetativo, para a planta ter um período suficiente de dormência, tem que passar por 700 horas, no mínimo, a cerca de 7ºC. A maioria das cultivares não é afectada por temperaturas de inverno de -18ºC, se não houverem grandes variações. Na fase vegetativa, as plantas são vulneráveis aos ventos frios tardios da primavera que possam ocorrer após a abertura das flores.
Temperaturas acima dos 30ºC no Verão podem levar à morte das folhas, principalmente em cultivares de rápido crescimento vegetativo que estejam completamente expostas ao sol. A estas temperaturas as raízes não conseguem sugar água suficiente para compensar as perdas por transpiração levada a cabo pelas folhas.

Exposição:
O mirtilo arbustivo é uma planta que “gosta” de sol. As parcelas que se encontram expostas a Sul recebem mais incidência solar, pelo que os riscos de geada são menores. A orientação das linhas deve ser Norte-Sul.

Necessidade de Água:
Desde a sua plantação e ao longo dos 4 a 5 primeiros anos de cultura, o mirtilo exige um aprovisionamento regular em água para se desenvolver e frutificar normalmente. Nos períodos de maior calor é necessário observar muito bem as partes terminais dos ramos das plantas. Se estas começaram a murchar é sintoma de uma aguda falta de água, e muitas vezes torna-se necessário regar as plantas duas vezes por dia. Na fase de formação do fruto, a necessidade de água é crítica e após a colheita, deficiência em água pode comprometer a produção do ano seguinte.