Sever do Vouga

O concelho de Sever do Vouga localiza-se nas margens do rio Vouga, distrito de Aveiro, e é constituído por nove freguesias com cerca de 15 000 habitantes. É o ponto de passagem na ligação ao resto da Europa através da A25. Um local marcado por uma grande beleza natural, que quer afirmar-se como um destino turístico, pretendendo ser um concelho desenvolvido ao nível da pequena indústria e coesão social.

O seu património arquitectónico é muito rico e variado, destacando-se a gravura em pedra conhecida por Fornos dos Mouros, as capelas de S. Macário, de S. Brás e S. Tiago e a Igreja Matriz de N. Sra. Da Assunção, a anta da Cerqueira (ver imagem), a via romana e o pelourinho de Sever do Vouga, junto ao antigo edifício da Câmara. Sever do Vouga é também conhecido pelos seus eventos e actividades desportivas, tais como a Prova Nocturna de Fórmula Roll Sever (esta prova decorre durante a "Semana da Lampreia"), provas de todo-o-terreno, BTT e canoagem. O artesanato é composto por trabalhos de cestaria e do ferro. Recentemente, o Mirtilo tem chamado a atenção para a excelência e potencialidade do concelho.

LOCAIS A VISITAR

  • Miradouro de Santa Maria da Serra onde se vislumbra a Costa Lagunar. Situado na freguesia de Talhadas. 
  • Miradouro da Nossa Senhora da Penha com vista para a Costa de Aveiro. Situado na Freguesia de Silva Escura 
  • Miradouro do Poço de Santiago com vista para o Rio Vouga. Freguesia do Pessegueiro do Vouga 
  • Praia Fluvial da Quinta do Barco junto a um dos mais vastos lençóis de água deste rio. Freguesia de Paradela do Vouga. 
  • Cascata da Cabreia onde abundam imensos cursos hídricos. Freguesia de Silva Escura.